Monet's Garden!

Imagine um jardim lindo! Imagine um lugar perfeito! Giverny na França é um desses lugares. Lá estão os maravilhosos "Jardins de Monet", uma casa que lhe pertenceu e um museu com suas obras. Fica a apenas 45 minutos de Paris e está aberto na primavera e no verão. Para chegar lá, de trem é o melhor jeito. Vá de metrô até Gare Saint Lazare e pegue o trem para Vernon. Em Vernon, você pode escolher como ir para os jardins, de ônibus, táxi, bicicleta (alugada) ou a pé. Há também, opções de excursões de empresas locais.
O lugar é uma obra de arte natural. Foi nesse lugar que Monet teve muitas de suas inspirações para pintar.
Monet foi um dos grandes pintores impressionistas da história da arte. Um de seus primeiros quadros, "Impressão, nascer do sol" era impressionante, daí o termo impressionismo.


Impressionante, não?!

Monet pintou em Giverny a famosas série de quadros chamadas "Nenúfares". Em sua propriedade em Giverny, Monet tinha um lago e uma pequena ponte japonesa que inspirou a série de nenúfares. Estas obras quando foram expostas fizeram grande sucesso. Era o reconhecimento tardio de um gênio da pintura.
A série de nenúfares foi inspirada nas flores que caiam no lago durante o outono e transformavam a paisagem em algo muito mais belo, além de ser um desafio para o pintor passar toda a maravilha para a tela.



Em Giverny há dois jardins: O Clos Normand e o Jardim da Água. O Clos Normand é um jardim cheio de perspectivas, simetrias e cores feito por Monet. É dividido em canteiros, onde flores de diferentes tamanhos se sobrepõem, árvores frutíferas e ornamentais se misturam às roseiras. Monet misturou flores simples e espécies mais raras. A parte central é coberta por arcos de ferro que sustentam roseiras. Há uma grande variedade de flores e plantas no jardim, visto que, Monet desenvolveu uma paixão pela botânica. Entre tantas espécies, há a presença de bambus japoneses nada comuns, macieiras, azaleias, framboesas, íris, tulipas, limoeiros, miosótis, dálias, girassóis e hortênsias.







O outro jardim, o Jardim da água, é inspirado nos jardins japoneses. É cheio de assimetrias e curvas, assim como os modelos de jardins japoneses colecionados por Monet. Neste jardim encontra-se a "Ponte Japonesa" que ele pintou, bambus e os nenúfares. O lago é todo rodeado por vegetação, por isso, fica um pouco separado de todo o restante da paisagem.





Além dos jardins, é possível visitar casa de Monet, que fora restaurada após a II Guerra Mundial. A estrutura da casa, parte da mobília antiga e gravuras japonesas antigas foram restauradas, assim como os jardins. A casa está aberta ao público desde 1980.



Esse, com certeza, é um passeio delicioso para se fazer. A beleza do lugar é quase sobrenatural. A viagem no tempo vale muito a pena. A beleza das flores e plantas, a intensa natureza ao redor e paisagens inesquecíveis fazem desse um lugar impressionante.

Para uma melhor ideia da perfeição que é o lugar, o filme "Meia Noite em Paris" é uma ótima dica. O casal protagonista tem várias cenas em Giverny.

#FicaaDica!! #FiqueImpressionado!!



1 comentários:

  1. Realmente lindo. Já estou marcando os dias para conhecer o Jardim de Monet. Amo suas obras e também sou pintor, adoraria me inspirar lá!

    ResponderExcluir